CI

UFLA lança livro sobre Pós-colheita do Café

São 17 capítulos que contemplam tanto a abordagem teórica quanto a prática do processamento de café, com linguagem clara e ilustrativa para ser utilizada como referência por técnicos, estudantes e produtores


Na última sexta-feira (04-04), o centro de convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu profissionais ligados ao agronegócio café, amigos e familiares para o lançamento da obra “Pós-colheita do Café”, editado pelo professor Flávio Meira Borém, com a participação de 25 profissionais de renomadas instituições de ensino, pesquisa e extensão. A obra foi publicada com o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), dentro do projeto “Difusão de Inovações Tecnológicas para o Agronegócio Café”. O lançamento também faz parte das comemorações do centenário da UFLA, uma das instituições fundadoras do CBP&D/Café, e dos 10 anos da Editora UFLA, responsável pela edição e comercialização da obra.

Mestre em Engenharia Agrícola (UFV) e doutor em Produção Vegetal (UFV), Borém descreve tecnologias e conhecimentos que aprofundou no pós-doutoramento em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, na Wageningen University – Holanda. A participação em projetos de pesquisas que envolvem todas as etapas do processamento de café, incluindo alternativas para armazenamento e aumento da qualidade do café em pequenas propriedades, bem como a qualidade do café submetido a diferentes formas de processamento e secagem, contribuiram para a reunião do conhecimento mais atual e aplicável à realidade brasileira, com resultados que comprovadamente favorecem a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio.

Depois de mais de três anos de trabalho na organização e atualização dos textos, a obra reúne as experiências e resultados de pesquisas desenvolvidos na UFLA, Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Escola Agrotécnica Federal de Machado (EAF-Machado), Instituto Agronômico (IAC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal Fluminense (UFF), além de instituições privadas, como a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) e a Pinhalense S.A. Máquinas Agrícolas.

São 17 capítulos que contemplam tanto a abordagem teórica quanto a prática do processamento de café, com linguagem clara e ilustrativa para ser utilizada como referência por técnicos, estudantes e produtores. Os textos abrangem de forma aprofundada os fenômenos fisiológicos, físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem durante a pós-colheita. Também são descritas as propriedades físicas e térmicas dos grãos de café e suas relações com a secagem, o armazenamento e o beneficiamento.

O texto destaca os aspectos relacionados com a utilização racional da energia, as principais fontes utilizadas e os equipamentos empregados para a secagem dos grãos. O leitor receberá informações desde o dimensionamento ideal para as instalações necessárias ao processamento, à descrição de normas e procedimentos adotados em armazéns gerais de café, incluindo relato sobre pragas, fungos e toxinas. Outros capítulos incluem informações sobre beneficiamento e rebeneficiamento, ambiente, segurança do trabalho e processos de certificação.

A obra é composta pelos autores: Adélcio Piagentini; Antonio Teixeira de Matos; Carlos Henrique Rodrigues Reinato; Cesar Augusto Corrêa Candiano; Cinara da Cunha Siqueira de Carvalho; Eder Pedroza Isquierdo Ednilton Tavares de Andrade; Edvaldo Aparecido Amaral da Silva; Evandro de Castro Melo; Fátima Chieppe Parizzi; Flávio Meira Borém; Francisco Carlos Gomes; Geraldo Andrade Carvalho; Giovanni Francisco Rabelo; Jadir Nogueira da Silva; Jayme de Toledo Piza; Almeida Neto; Márcio Fernandes; Paulo César Afonso Júnior; Paulo Cesar Corrêa; Paulo Rebelles Reis; Roberto Precci Lopes; Sára Maria Chalfoun; Simone Miranda Fernandes Terezinha de Jesus Garcia Salva; Vitor Hugo Teixeira. As informações são da Embrapa Café.

Como adquirir a obra:

Editora UFLA
Caixa Postal 3037 – Lavras, MG
Cep 37 200-000
Fone: (35) 3829 1115
http://www.editora.ufla.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.