UFRGS, UFSM e Embrapa iniciam experimento de manejo de campo natural em Aceguá (RS)
CI
Agronegócio

UFRGS, UFSM e Embrapa iniciam experimento de manejo de campo natural em Aceguá (RS)

Esta foi a primeira visita do grupo de trabalho
Por:
Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul José Pedro Trindade e Leandro Volk acompanharam, na última quinta-feira (27.03), um grupo de alunos e professores de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma visita de trabalho na Estância Cinco Salsos, em Aceguá (RS). Na estância, de propriedade de Claudio Martins, será desenvolvido um experimento que faz parte do Projeto Rede de Sítios de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração nos Campos dos Biomas Pampa e Mata Atlântica, inciativa que envolve diferentes instituições de ensino e de pesquisa da região Sul do país e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo José Pedro Trindade, esta foi a primeira visita do grupo de trabalho que vai avaliar a recria de novilhas de sobreano em três sistemas de manejo diferenciados de campo nativo. “Estamos iniciando o trabalho junto o produtor e este encontro serviu para fazermos discussões técnicas a respeito do desenvolvimento da pesquisa”, relatou Trindade. O objetivo, segundo Leandro Volk é analisar o desenvolvimento reprodutivo das novilhas, a dinâmica da vegetação no local, atributos do solo e fauna do solo. Os animais serão avaliados nos seguintes sistemas de manejo: rotativo, contínuo e com ajuste de pastagem. Inicialmente o experimento é previsto para durar três anos, mas este prazo pode ser estendido por mais três.

O experimento será conduzido em uma área em torno de 150 hectares e com cerca de 180 animais. José Pedro Trindade salientou que os resultados das pesquisas, além de integrarem o projeto maior, também servirão de base para a produção de teses de doutorados dos estudantes que participam da iniciativa. Os estudantes fazem parte do Laboratório de Ecologia de Pastagens da UFSM e do Laboratório de Ecologia Quantitativa da UFRGS.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink