CI

Um café descafeinado mudaria sua opinião sobre OGMs?

Estudos querem fazer com que a planta cresça sem cafeína


Foto: Pixabay

Por meio da edição genética, podem ser desenvolvidas variedades de café descafeinado, aumentando a adoção desse produto que não é procurado por questões de sabor ou produtos sintéticos usados para eliminar a cafeína. Além disso, um produto como este pode melhorar a percepção dos alimentos à base de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e editados geneticamente, afirma o theconversation.com. 

Algumas das abordagens que estão sendo exploradas para criar um café descafeinado melhor são as mudanças que podem criar um futuro alimentar seguro. Historicamente, houve oposição à ampla adoção de organismos geneticamente modificados (OGM ou transgênicos), mas talvez o ponto de inflexão venha por um descafeinado com melhor sabor. 

Todo café cultivado comercialmente contém cafeína. Para produzir descafeinado, é removido entre 97 e 99,9% da cafeína. Existem várias maneiras de fazer isso, mas todas elas dependem da cafeína dissolve-se dos grãos de café antes de tostar. Os solventes naturais incluem CO2, óleo de café ou água, mas outros produtos químicos também são usados, como acetato de metila e cloreto de etileno. 

Esses processos não apenas “descafeinam” o café, mas também removem ou alteram outros produtos químicos que dão sabor ao café que é incrivelmente complexo e seus benefícios para a saúde. Mas será que uma xícara de descafeinado melhor poderia aumentar 10% do mercado global? Provavelmente. 

No momento, existem dois caminhos principais para obter café descafeinado naturalmente (sem cafeína, na verdade). Encontrar o café certo cim variação genética na natureza ou criá-o no laboratório. Em qualquer caso, o café cresce sem produzir cafeína, eliminando a necessidade de um processo de “descafeinação” e preservando o sabor natural e a química do grão. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.