CI

Uma safra boa, mas não excepcional


O auê que foi feito em torno da qualidade que teriam os vinhos da safra 2012 não apareceu nas taças nem nos comentários dos avaliadores da 20ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada sábado, em Bento Gonçalves, com o exame dos 16 vinhos mais representativos da safra, escolhidos, anteriormente, por 120 enólogos, que examinaram 387 amostras, inscritas por 70 vinícolas. Os 16 degustadores, vindos de vários países, como China, Cuba, Holanda, Argentina e Uruguai, além do Brasil, para a etapa final, deram notas que ficaram na média dos 80 pontos. Entre os brancos, somente dois chardonnay conquistaram 90, o da vinícola Luiz Argenta, e 92, da cooperativa Nova Aliança, ambas de Flores da Cunha. Entre os tintos, também apenas dois conseguiram notas acima de 90, o tannat da vinícola Antônio Dias, com 90, e o tannat da Almaden, com 92 pontos. Os demais classificados entre os 16 vinhos mais representativos da safra 2012 foram vinhos base chardonnay, da Domno; chardonnay-pinot noir, da Miolo e da Geisse; chardonnay, da Goes e Venturini e da Basso; e moscato, da Perini. Entre os brancos: gamay, da Salton; teroldego, da Don Guerino; merlot, da Almaúnica; cabernet sauvignon, da Guatambu; cabernet sauvignon, da Aurora; e marselan, da Casa Valduga.

Safra II

Mas não se pode generalizar que a safra foi totalmente ruim. A própria média de pontuação, na casa dos 80 pontos, demonstra isso. Além do mais, alguns enólogos explicaram que algumas regiões tiveram mais problemas do que outras. Na região de Candiota, por exemplo, dois dias com chuvas de 80 ml, derrubaram muitas uvas tintas. O estrago foi tanto que a Miolo não fará, este ano, seu vinho top, o Sesmarias. As uvas não tiveram qualidade para tal, informou o enólogo Miguel Almeida. Já em Encruzilhada do Sul, o clima foi favorável para as uvas brancas, e o enólogo Antônio Czarnobay garante que há muito tempo não via chardonnay com tal grau de açúcar. Em Livramento, na Almaden, não houve problema, como demonstra a extraordinária qualidade do Velha Vinhas Tannat, destacado na avaliação com a maior pontuação entre todos. Além dos degustadores, 840 amantes do vinho acompanharam a avaliação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.