CI

Umidade do solo favorece o desenvolvimento das lavouras

A tendência para os próximos dias é que a chuva fique mais concentrada sobre a metade sul do Brasil


Essa quarta-feira (23/11) foi de chuva em boa parte dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, São Paulo e Paraná, segundo informações divulgadas pela Climatempo. Em grande parte da região Sul, do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) o tempo fica firme com sol.

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, a chuva sobre a faixa central do Brasil vai manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo bastante o desenvolvimento das lavouras, como soja, milho e feijão, café, citros e cana-de-açúcar.

Vale lembrar, que a chuva pode ocasionar uma paralisação momentânea do trabalho de colheita da cana, mas nada que venha trazer prejuízos ao setor. Até pelo contrário, estará beneficiando aqueles produtores que estão em pleno plantio, informa o agrometeorologista Marco Antônio Santos, da Climatempo.

Previsão para a semana

A tendência para os próximos dias é que a chuva fique mais concentrada sobre a metade sul do Brasil, devido ao avanço de novas frentes frias. No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia (Matopiba) e até mesmo no norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso deverão ocorrer alguns períodos de chuva muito irregular que não deverá trazer fortes prejuízos para as lavouras. Vale ressaltar que não será uma total ausência de chuva.

No Sul, o retorno das chuvas neste final de semana irá aliviar bem o estresse hídrico e, portanto, elevar os níveis de umidade do solo o garante melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Contudo, a tendência é que não venham ocorrer um longo período de chuvas, apenas volumes suficientes para permitir uma melhora, mesmo que parcial, das condições ao desenvolvimento das plantas.

Na faixa central do Brasil e em vários pontos do Sudeste e do Centro-Oeste a virada do mês mostra uma tendência para ocorrência de pancadas de chuva o que tornam as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho e feijão, bem como café, cana de açúcar e citros.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.