CI

União Européia eleva em 35% produção de biodiesel

A produção de biodiesel na UE aumentou 35% no ano passado em comparação ao resultado de 2003


A produção de biodiesel na União Européia (UE) aumentou 35% em 2004 em comparação com o resultado de 2003. A capacidade de produção de biodiesel da região poderá superar as 4 milhões de toneladas até meados de 2006, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) divulgado na semana passada.

A expectativa no aumento da produção até 2006 é em decorrência dos esforços do bloco para promover combustíveis mais limpos, segundo a Federação do Setor de Óleos Vegetais (Fediol) da UE. O European Biodiesel Board (EBB) confirma que a produção na região subiu 35% em comparação com a de 2003. A produção de 2004 foi avaliada em 1,85 milhão de toneladas.

Parte dos 80% do biodiesel da UE é produzida de óleo de semente de colza, e cerca de um terço da safra dessa semente em 2004 foi utilizada para a produção de biodiesel. A demanda por óleo de semente de colza para produzir biodiesel aumentou vertiginosamente no ano passado à medida que a capacidade de produção de biocombustível cresceu rapidamente devido aos esforços para reduzir a dependência da UE das importações de combustíveis fósseis e para reduzir as emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

A Comissão Européia (CE) está examinando planos para conceder benefícios fiscais vinculados ao preço do petróleo para biocombustíveis. A comissária Mariann Fischer Böel pretende instituir uma comissão para estudar iniciativas especiais destinadas ao estímulo à produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.