CI

União Europeia elimina uso do Thiram

A proibição será aplicável a partir de 31 de janeiro de 2020, a fim de permitir um período de transição


A Comissão Europeia aprovou seu Regulamento de Execução (UE) [2018/1500] que não renova o registro do fungicida Thiram em todo o seu continente. A votação ocorreu na última sexta-feira (12.10) em um comitê que foi criado especificamente para discutir a renovação ou não desse defensivo. 

Além disso, a Comissão entendeu que as sementes tratadas com o Thiram causavam inúmeros prejuízos para aves e mamíferos selvagens. A proibição será aplicável a partir de 31 de janeiro de 2020, a fim de permitir um período de transição suficiente para a cadeia de abastecimento de sementes, tendo em conta a disponibilidade limitada de sementes que não são tratadas com produtos que contêm Thiram. 

Nesse cenário, a União Europeia (EU) solicitou que todos os seus estados-membro retirem do mercado as autorizações de produtos fitofarmacêuticos que contêm o Thiram como substância ativa, o mais tardar até 30 de janeiro de 2019. Isso porque o período de carência irá se encerrar em 30 de abril de 2019 para os produtos utilizados na aplicação foliar e, em 30 de janeiro de 2020 para os outros produtos, incluindo os utilizados no tratamento de sementes. 

De acordo com a EU, o regulamento de execução da Comissão entrará em vigor 20 dias após a publicação no Diário Oficial da União Europeia, que ocorreu já nesta última semana. A empresa norte-americana Eastman, responsável pelo defensivo, não concordou com a proibição e alegou que continuará tentando a liberação do princípio ativo para o uso na agricultura. 

“Ainda acreditamos na ciência que apoia o uso seguro do Thiram para os usos pretendidos sob boas práticas agrícolas. Portanto, a Eastman considerará agora todas as opções para manter a disponibilidade de Thiram para os agricultores”, disse em comunicado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.