União Européia quer manter cooperação com o Brasil na área de saúde animal

Agronegócio

União Européia quer manter cooperação com o Brasil na área de saúde animal

Com o treinamento os próprios agricultores e os oficiais brasileiros vão entender melhor o motivo dos requisitos que estão implementados
Por:
111 acessos
Na entrevista coletiva desta segunda-feira (7-04), o diretor de Saúde e Bem-estar Animal da União Européia, Bernard Van Goethem, disse que o objetivo de sua vinda ao Brasil é manter o diálogo e a cooperação na área de saúde animal e a importação de carne. Além disso, ressaltou que esta é a primeira vez na história do bloco econômico europeu em que auditores da União Européia treinam fiscais de outros países. “Essa ação ressalta o interesse da União Européia para que o Brasil atenda os requisitos do acordo. O treinamento também traz um elemento interessante: os próprios agricultores e os oficiais brasileiros vão entender melhor o motivo dos requisitos que estão implementados”, explicou.


Após a conclusão do treinamento, os supervisores brasileiros poderão treinar outros auditores que estarão aptos a autorizar novas fazendas. No fim do processo, as propriedades serão aprovadas e notificadas pela União Européia.

Durante a reunião, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, destacou o acordo de cooperação técnica, firmado em novembro de 2007, pelo Brasil e a União Européia. Entre os pontos prioritários estão a rastreabilidade e o combate às doenças vesiculares. “Estabelecemos a meta para que, até o fim do ano, todo o comércio de exportação esteja restabelecido com segurança, atendendo às exigências da União Européia. “Se houver cooperação, em todos os níveis, tanto de produtores, como de certificadoras, dos estados, do Ministério da Agricultura e da União Européia, esse processo poderá ser adiantado”, finalizou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink