CI

União pelo setor vitivinícola

Rede unirá nove instituições que já trabalham no RS, SC e PE


A tecnologia e conhecimento aplicados ao cultivo da uva e à produção de vinhos devem receber um impulso a partir de agora com a criação da Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura. O convênio, que permitirá a execução da rede, será assinado nesta sexta-feira (2), na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Uva e Vinho, pelo ministro interino de Ciência e tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias.

Essa rede unirá nove instituições que já trabalham no setor nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco (veja quadro). O objetivo, conforme o pesquisador e supervisor de comunicação e negócios da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann, é incrementar a parceria entre os participantes, alocando recursos para o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem melhorar a qualidade dos produtos, ajudando a aumentar a competitividade.

– A força está na parceria, na soma de esforços. Queremos fortalecer os laços que já existem – complementa Hoffmann.

O convênio, que integrará o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, receberá na primeira etapa (60 meses) cerca de R$ 10 milhões para a elaboração dos projetos.

– E conforme a rede for se consolidando, pode acontecer de novos estados e entidades se incorporarem à rede – acrescenta Hoffmann.

A coordenadoria técnica ficará a cargo da Embrapa Uva e Vinho.
As instituições que integram a rede são:
 
- Embrapa - unidades Uva e Vinho (Bento Gonçalves), Pecuária Sul (Bagé), Clima Temperado (Pelotas) e Semiárido (Petrolina-PE)

- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)

- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

- Universidade de Caxias do Sul (UCS)

- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

- Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.