CI

Urban Farming consome menos agua que a agricultura familiar

Conceito nasceu na Suíça, mas já chegou ao Brasil


Algumas capitais brasileiras já vêm testando experiências com Urban Farming (fazenda urbana), que são sistemas de hortas plantadas dentro de containers ou salas pequenas. O conceito nasceu na Suíça, mas já chegou ao Brasil, aonde as primeiras experiências vêm dando resultados positivos – e tem dois aspectos de cunho social, uma vez que ajuda a erradicar a fome e colabora para a criação de novos empregos. Mais que um modelo, trata-se de uma alternativa mais saudável e que consome menos água do que a agricultura familiar.

Um dos seus objetivos é produzir os alimentos próximos aos locais onde serão consumidos e, desta forma, diminuir gastos com transporte. No sistema também não são utilizados agrotóxicos e nem conservantes. O resultado são produtos orgânicos muito mais saudáveis. 

A produção sustentável exige o controle de temperatura, iluminação e umidade do ambiente. Já que nesses ambientes a luz do sol não entra. Ao controlar a umidade nos níveis corretos, torna-se possível produzir alimentos durante toda a época do ano, sem ter que lidar com as variações do clima ou com o desenvolvimento de fungos nos alimentos. Se a umidade nesses ambientes for superior a 90%, pode favorecer o surgimento de doenças fúngicas e se perder toda uma produção, gerando prejuízos e desperdícios. O uso de desumidificadores da equilibram a umidade do ambiente e inibem a proliferação desses microrganismos, impedindo assim o prejuízo financeiro e desperdício de alimentos. 

Saiba mais sobre desumidificadores: https://www.thermomatic.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.