Urban Farming consome menos agua que a agricultura familiar

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Urban Farming

Urban Farming consome menos agua que a agricultura familiar

Conceito nasceu na Suíça, mas já chegou ao Brasil
Por: -Aline Merladete

Algumas capitais brasileiras já vêm testando experiências com Urban Farming (fazenda urbana), que são sistemas de hortas plantadas dentro de containers ou salas pequenas. O conceito nasceu na Suíça, mas já chegou ao Brasil, aonde as primeiras experiências vêm dando resultados positivos – e tem dois aspectos de cunho social, uma vez que ajuda a erradicar a fome e colabora para a criação de novos empregos. Mais que um modelo, trata-se de uma alternativa mais saudável e que consome menos água do que a agricultura familiar.

Um dos seus objetivos é produzir os alimentos próximos aos locais onde serão consumidos e, desta forma, diminuir gastos com transporte. No sistema também não são utilizados agrotóxicos e nem conservantes. O resultado são produtos orgânicos muito mais saudáveis. 

A produção sustentável exige o controle de temperatura, iluminação e umidade do ambiente. Já que nesses ambientes a luz do sol não entra. Ao controlar a umidade nos níveis corretos, torna-se possível produzir alimentos durante toda a época do ano, sem ter que lidar com as variações do clima ou com o desenvolvimento de fungos nos alimentos. Se a umidade nesses ambientes for superior a 90%, pode favorecer o surgimento de doenças fúngicas e se perder toda uma produção, gerando prejuízos e desperdícios. O uso de desumidificadores da equilibram a umidade do ambiente e inibem a proliferação desses microrganismos, impedindo assim o prejuízo financeiro e desperdício de alimentos. 

Saiba mais sobre desumidificadores: https://www.thermomatic.com.br/


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink