CI

Uruguai deve fornecer trigo ao Brasil

Isso porque o Paraguai, atual fornecedor, sofreu muitos danos climáticos


O Uruguai deve substituir o Paraguai como principal fornecedor de trigo do Brasil na safra 2018/2019. De acordo com informações divulgadas pelo especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, a safra uruguaia de trigo para 2018/19 se aproxima de um novo recorde de produção, com ótimas condições climáticas e a perspectiva de excelentes rendimentos, pelo menos em relação aos últimos três anos. 

Segundo Esteban Hoffmann, professor da Faculdade de Agronomia, no Uruguai, o país está próximo de conseguir a quebra de um recorde de produção se chegar aos 4.000 kg/hectare. Em entrevista para um programa de rádio local ele informou que o recorde anterior ocorreu em 2015.  

“Até agora e dos melhores anos, entre os recentes. Os cultivos em geral estão muito bons. Estamos avançados em plena fase de enchimento de grãos. A safra se definirá nas próximas semanas, com boas perspectivas na medida em que as condições climáticas continuem acompanhando as expectativas, com chuvas moderadas e temperaturas temperadas”, comenta. 

De acordo com Pacheco, a safra uruguaia poderá atingir cerca de 800 mil toneladas de produção de trigo neste ano, e que o estoque inicial poderia ser ao redor de 100 mil toneladas. Por outro lado, com “cada vez menos moinhos no país”, o que poderia fazer com que a safra estrangeira viesse para o Brasil. 

“Se a qualidade e a quantidade da colheita forem boas, como parece (porque não há muitas chuvas nem intempéries previstas nos próximos 30 dias) é possível que o Uruguai possa realmente tomar o lugar do Paraguai, já que este país sofreu muito com danos climáticos, como temos mostrado em nossos relatórios”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.