CI

Uruguai planta mais trigo e vende ao Brasil

A Argentina sempre foi, de longe, o maior fornecedor de trigo para os brasileiros


Segundo maior grupo de agronegócios da Argentina, o Los Grobo, de Gustavo Grobocopatel, aumentou as vendas de trigo uruguaio ao Brasil

A queda da produção argentina abriu caminho para que o Uruguai aumentasse os investimentos agropecuários, primeiramente em carne bovina e agora no trigo. O menor país do Mercosul mais do que duplicou a colheita do cereal na safra 2008/09. Muitos produtores da Argentina atravessaram o rio da Prata para plantar, já que o cultivo em seu país perdeu rentabilidade.

A Argentina sempre foi, de longe, o maior fornecedor de trigo para os brasileiros. Mas, neste ano, a safra argentina quebrou e o governo brasileiro já foi avisado de que não há excedentes exportáveis. Ou seja, o Brasil tem de comprar trigo de outros países. A produção uruguaia não supre as necessidades do Brasil, mas já é uma ajuda. Nos cinco primeiros meses de 2009, os uruguaios exportaram para o Brasil quase 200% a mais que em 2008. No Uruguai, sem retenções às exportações nem controle de preços, como na Argentina, os agricultores estão investindo em tecnologia e a produção só não cresceu mais porque o país também sofreu com a seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.