Uruguai suspende por 45 dias importação de frangos do Brasil

Agronegócio

Uruguai suspende por 45 dias importação de frangos do Brasil

O governo uruguaio suspendeu por 45 dias a decisão de importar frangos do Brasil, após chegar a um acordo com os criadores de aves do país para que estes ofereçam um frango 20% mais barato
Por:
495 acessos

O governo uruguaio suspendeu por 45 dias a decisão de importar frangos do Brasil, após chegar a um acordo com os criadores de aves do país para que estes ofereçam um frango 20% mais barato, informou a AAU (Associação de Avicultores do Uruguai).

O ministro de Gado, Agricultura e Pesca, José Mujica, se reuniu na terça-feira com os empresários do setor avícola, depois de ter anunciado na segunda-feira a decisão de autorizar a importação de frango do estado brasileiro de Santa Catarina para enfrentar o que classificou de "tendências especulativas".

O governo havia anunciado duas semanas atrás uma exoneração do IVA (Imposto de Valor Agregado) para o frango enquanto os produtores do setor se comprometeram a baixar os preços e beneficiar a população diante do encarecimento de alguns produtos. Apesar de uma queda inicial, o preço do frango voltou a subir, inclusive mais do que custava antes da medida ser implantada.

O anúncio de Mujica de abrir as portas do país às importações brasileiras obrigou os produtores a oferecerem um produto de qualidade similar ao brasileiro, que será congelado e oscilará entre 1 e 1,2 quilo, e custará 20% mais barato, informou Jorge Ezquerra, representante da AAU, à imprensa.

Após o acordo alcançado na terça-feira, o governo suspendeu a medida de autorizar as importações brasileiras -o que não permitia alegando razões sanitárias- por considerar também que o preço pago pelo frango importado seria similar ao que se paga atualmente.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink