USDA frustra mercado e soja patina

ANÁLISE AGROLINK

USDA frustra mercado e soja patina

O grande destaque ficou para os ajustes nas estimativas para o Brasil
Por: -Leonardo Gottems
459 acessos

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (11.02) alta de 0,50 ponto no contrato de Março/20, fechando em US$ 8,8475 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT não apresentaram variações.

Os principais contratos futuros tiveram um dia de estagnação no mercado norte-americano da soja, após a divulgação do novo relatório de Oferta e Demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. “O USDA reduziu em 470 mil toneladas os estoques mundiais de soja, mas levemente os estoques de soja americana, diante da falta de compras da China. Com isto o mercado reagiu negativamente”, apontam os analistas da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, como esperado o novo relatório de Oferta e Demanda do USDA não trouxe grandes variações para o mercado: “O grande destaque ficou para os ajustes nas estimativas para o Brasil, onde a produção de soja foi elevada em 2 milhões de toneladas (MTs) para 125 MTs totais e exportações da soja brasileira saltaram em 1 MT para 77 MT. A ARC ainda acredita que os atuais números de exportação são conservadores, uma vez que a oleaginosa brasileira continua sendo ofertada em preços abaixo do grão estadunidense”. 

“Mesmo com a reconciliação parcial entre a China e Estados Unidos, o importador asiático continuará visando o lucro da compra do grão barato. A desvalorização recente do Real no Brasil ajuda a manter o poder de barganha do exportador no país. Além do mais, a disponibilidade da soja brasileira está aumentando com o avanço da colheita, ressaltando a capacidade de oferta de exportação no país. As vendas de exportação brasileira continuarão aquecidas!”, concluem os analistas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink