USDA prevê safra mundial recorde de soja


Agronegócio

USDA prevê safra mundial recorde de soja

Por:
5 acessos

A produção mundial de soja deve totalizar 194 milhões de toneladas na safra 2002/03, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado ontem, aumento de 0,6% em relação à estimativa de fevereiro e 5,26% a mais em comparação ao resultado da safra 2001/02. Para a surpresa do mercado, o governo norte-americano aumentou em 4,5% a previsão para a safra argentina.

"A grande novidade do relatório foi a estimativa de aumento da safra da Argentina", diz Renato Sayeg, diretor da Tetras Corretora. O órgão prevê colheita de 35 milhões de toneladas de soja na Argentina, terceiro maior produtor mundial. O USDA manteve as previsões para o Brasil, de 51 milhões de toneladas, e para os Estados Unidos, de 74,29 milhões de toneladas. "Juntos, Brasil e Argentina vão colher 16% a mais do que os líderes Estados Unidos", diz Sayeg. Na safras 2002/03, diz o corretor, os norte-americanos produziram 7% a mais do que os dois principais parceiros do Mercosul.

Outra novidade foi a previsão de aumento de 6,6% nas importações de soja pela China, de 15 milhões para 16 milhões de toneladas. Os estoques finais na China, de outro lado, deverão recuar 16%, para 1,98 milhão de toneladas, em relação à previsão de fevereiro, que indicava 2,37 milhões de toneladas. "Isto indica que o consumo de soja na China vai aumentar de maneira expressiva", diz Sayeg.

A previsão de maior demanda pela soja na China provocou aumentos nos preços futuros do grão na Chicago Board of Trade (CBoT). Os contratos para maio da soja fecharam cotados a 571,50 centavos de dólar por bushel (US$ 210 a tonelada), em alta de 5,75 centavos.

Em relação aos Estados Unidos, o USDA reduziu em 2,4% a previsão de estoques para 4,34 milhões de toneladas em relação às 4,448 milhões de toneladas previstas em fevereiro. O esmagamento por parte das indústrias americanas terá pequena queda de 0,1%, para 44,6 milhões de toneladas.

Milho

A produção mundial de milho é estimada pelo USDA em 593,95 milhões de toneladas na safra 2002/03, ligeira alta de 0,2% em relação à estimativa de fevereiro. Na comparação com a safra 2001/02, a produção de milho registra queda de 0,8%, segundo o órgão norte-americano.

Trigo

A oferta mundial de trigo é estimada pelo USDA em 566,93 milhões de toneladas, praticamente sem alteração em relação ao relatório de fevereiro. A produção australiano foi revista para 12,5 milhões de toneladas alta de 25%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink