CI

USDA projeta 580,1 milhões de toneladas de soja

Elevação marginal dos estoques mundiais


A produção global de oleaginosas foi projetada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para 580,1 milhões de toneladas. O número representa aumenta de apenas cerca de 500 mil toneladas em relação à estimativa anterior, ressalta a T&F Consultoria Agroeconômica. 

A produção mundial de soja aumentou 100 mil toneladas, para 348,6 milhões de tons, diante dos aumentos do Brasil e da União Europeia – que foram parcialmente compensadas com as reduções da Argentina e dos Estados Unidos. A safra de soja do Brasil foi aumentada em 2 milhões de toneladas para 110 MT, refletindo maior estimativa de rendimentos nos recentes relatórios do governo. 

“A produção de soja da Argentina foi reduzida em 1 milhão de tons para 56 MT, diante da menor área planada, particularmente no norte do país. Outras alterações incluem alta produção de colza na Ucrânia e menor produção de girassol na Argentina”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco.

Segundo ele, “o comércio mundial de oleaginosas para 2017/18 está estimado em 176,0 milhões de toneladas, cerca de 400 mil a menos do que a estimativa do mês anterior. Menor produção de soja nos EUA e de exportação de colza na Austrália deverão ser parcialmente compensados pelo aumento das exportações de soja do Brasil e de colza na Ucrânia”. 

“Os estoques finais de oleaginosas estão projetados para 111,2 milhões de toneladas, ou 400 mil a mais do que a estimativa anterior, principalmente devido aos aumentos dos estoques de soja no Brasil e nos EUA e de colza na Austrália, parcialmente compensados pela redução de estoques de soja na Argentina e de girassol nos EUA”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.