CI

Usina Alcoolverde retoma moagem e prevê açúcar para 2013

Secretário de Indústria comemora evolução de produção da Álcoolverde


O presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PP) e 11 deputados da base aliada e da oposição participaram na manhã desta quarta-feira, 29, de solenidade da retomada da moagem de cana para a produção de álcool na Usina Álcool Verde no município de Capixaba. Durante a solenidade, o gerente administrativo da Usina, Elano Silva, anunciou que a partir de 2013 a empresa poderá estar produzindo açúcar, além do álcool, se forem confirmadas as estimativas de colheita de pelo menos 600 mil toneladas de cana na próxima safra. Neste ano a safra foi de 80 mil toneladas e deve passar para 300 mil em 2012 com previsão de dobrar de tamanho no ano seguinte.

Além dos deputados, participaram da solenidade os secretários de Estado, Edvaldo Magalhães, da Indústria, e Mauro Ribeiro, de Agropecuária, além do superintendente federal de Agricultura, Jorge Luis Hessel e o gerente do Banco do Brasil, Marcio Carioca.

O gerente agradeceu o empenho dos deputados, que aprovaram por unanimidade projeto de lei do Governo que concede incentivo fiscal para a indústria e lembrou que o complexo canavieiro já está beneficiando milhares de famílias do entorno que se dedicam a cultura da cana e aos jovens que estão recebendo treinamento profissional para atuar no setor.

Ao final da visita, Elson Santiago comentou que foi preciso assistir ao processo de moagem e destilação para sentir o quanto de prejuízo o Acre teve com aquele empreendimento parado por mais de 20 anos. "Só vindo até aqui para a gente ver quanto tempo perdemos com este empreendimento parado e sentir a importância do projeto de lei que aprovávamos na semana passada", declarou Santiago. "Agora, além de ganharmos empregos para nosso povo, vamos pagar mais barato pelo combustível", arrematou.

A deputada Marileide Serafim (PMN) pediu aparte durante a solenidade para lembrar que seu primeiro emprego com carteira assinada, aos 13 anos de idade, foi em uma usina de açúcar em Porecatu, no Paraná. Além dela, participaram do evento os deputados Moisés Diniz (PCdoB), líder do Governo, Antonia Sales (PMDB), Maria Antonia (PP), Jamyl sfury (DEM), Walter Prado (PDT), Astério Moreira (PRP), Edvaldo de Souza (PSDC), Lira Moraes (PSDC), Eduardo Farias (PCdoB) e Denilson Segóvia (PSC).

Secretário de Indústria comemora evolução de produção da Álcoolverde

Em solenidade da retomada de produção da Usina Álcool Verde na manhã desta quinta-feira, 29, em Capixaba, o secretário de Indústria, Edvaldo Magalhães, ex-presidente da Aleac, demonstrou entusiasmo com a rápida evolução da produção da empresa que anunciou para 2013 o início da fabricação, também, de açúcar.

"A Aleac deu um tratamento de Acre para este processo ao votar com agilidade e aprovar por unanimidade o projeto de lei que concede incentivo fiscal. Agora, se fizermos as contas, veremos que em 2010 a empresa produziu apenas 1,5 milhão de litros, que não dá nem para o cheiro levando em conta que o Acre consome 11 milhões de litros; já neste ano passaremos a produzir 5 milhões de litros, a metade e em 2012 produziremos 25 milhões, o dobro do consumo do Estado. Ou seja, em três moagens saltamos de uma produção de 10% para 200%", festejou.

O problema do preço, porém, segundo Edvaldo vai depender da lei de oferta e da procura. "Como as distribuidoras terão um custo menor para transportar o álcool até os postos de abastecimento, e o custo de produção também é menor por conta do incentivo do Governo, é certo que o preço será menos nas bombas", avalia Edvaldo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.