CI

Usina Coruripe implanta moderno sistema de irrigação

O sistema funciona quando a água da barragem é levada para casas de bombas d’água, de onde ela é distribuída por mangueiras com orifícios até a planta


A Usina Coruripe implantou, há menos de um mês, um moderno sistema de irrigação por gotejamento inspirado em uma técnica praticada no país de Israel. O investimento para a construção da Barragem Vitor Montenegro Wanderley e para a compra dos equipamentos adequados chegou a 23 milhões de reais.

De acordo com o coordenador do setor de irrigação, Pedro Carnaúba, foram 4 anos de pesquisa e estudo para a implantação do projeto. “Nossos técnicos viajaram para Israel e trouxeram a ideia para nossa usina. Nas áreas irrigadas, por exemplo, observamos que a cana é gigante em comparação às demais”, declarou. O sistema funciona quando a água da barragem é levada para casas de bombas d’água, de onde ela é distribuída por mangueiras com orifícios até a planta.

Segundo o coordenador, essa distribuição é feita de forma computadorizada. “Desta maneira, controlamos a aplicação da água e dos fertilizantes no solo, monitorando ainda a quantidade suficiente e o tempo adequado para o abastecimento”, completou Pedro Carnaúba.

O projeto de irrigação por gotejamento e pivô foi considerado um dos mais modernos do Brasil e a Usina Coruripe já foi inclusive citada em uma matéria da Revista Época, veiculada no mês de setembro. “Toda essa repercussão já era esperada, afinal estamos falando de um sistema que é uma revolução na tecnologia de produção, não prejudica o meio ambiente e garante uma produtividade estável, além de economizar água e energia e também melhorar a qualidade e a produtividade da cana”, frisou o coordenador.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.