CI

Usina de biodiesel (PR)


A Secretaria de Estado da Agricultura, Copel, Seab e Emater querem beneficiar os pequenos produtores no Sudoeste com um projeto que possa reduzir o custo com o óleo diesel e ainda oferecer subprodutos. A idéia inicial é implantar uma miniusina-piloto que possa processar grãos com grande concentração de óleo vegetal, que depois de decantada possa ser adicionada ao óleo diesel. O bagaço desse vegetal utilizado poderá se tornar em ração animal. A Copel estaria disposta a investir no projeto e adquirir parte do produto.


O problema para viabilizar o projeto está por conta de definir um planejamento que torne o sistema auto-suficiente e que atenda aos interesses dos pequenos produtores. Atualmente a única matéria-prima em abundância que teria disponível na região seria a semente da soja. O entrave é que a cotação elevada da commoditie pode aumentar em muito o custo do litro de óleo extraído da miniusina. A solução para o projeto é encontrar formas de equacionar o problema econômico. A idéia inicial é que a miniusina-piloto seja instalada em algum dos municípios da microrregião de Francisco Beltrão, que possui a maior concentração de pequenas propriedades do Estado. Se der certo poderão ser criados grupos de agricultores que se unem para extrair o óleo.

Diagnóstico

De acordo com chefe do Núcleo Regional da Seab em Francisco Beltrão, Carlos Alberto da Silva, o momento agora é de elaborar um estudo na região para identificar o interesse dos agricultores, o consumo de óleo diesel, o consumo de ração, formas para estocar e quanto vai custar cada litro de óleo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.