CI

Usina Pindorama testa nova variedade de cana para safra 2011/2012

Com o início do novo ciclo, há uma expectativa de safra recorde


A safra 2010/2011 na usina Pindorama já começou. Com o início do novo ciclo, há uma expectativa de safra recorde apostando em novas variedades de cana desenvolvidas em parceria com o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA). Hoje, predominam nas áreas dos cooperativados as variedades RB 92579, 98710 e 867515.

Segundo Adeilton Lourenço, técnico agrícola da Pindorama, cada variedade se desenvolve de maneira especifica conforme a época do ano e o clima. A variedade com final 710, por exemplo, ocupa 30% dos três mil hectares de terras dos colonos nesta safra. Para o meio e fim de safra a variedade de final 579 é avaliada pelos produtores como um dos melhores resultados.

“A 579 é uma vedete dos colonos. Eles assimilaram bem e estão gostando do desenvolvimento dela. Quando chegamos a eles para falar de variedades eles perguntam logo se é a 579, porque ela se adaptou bem ao nosso clima, as chuvas e a seca. É uma cana que sofre mais na seca, mas no momento da chuva ela dispara em relação às outras. Tivemos experiências com canas que sustenta a seca melhor, mas com recuperação dessa variedade é surpreendente”, avaliou o técnico agrícola.

Nesta safra, Adeilton Lourenço revelou que está sendo testado no Centro de Variedades Experimental implantado na Pindorama pelo PMGCA a variedade RB 981552. Pronta para o corte Adeilton afirmou que a RB é bastante versátil e boa para início e meio de safra. “Estamos testando, vamos aguardar para ver como ela vai se comportar durante o ciclo. De acordo com os resultados, iremos encaminhar para nossos colonos”, disse.

Com a ajuda desses experimentos a cooperativa pretende moer este ano de 850 a 900 mil toneladas de cana-de-açúcar neste ciclo, representando um crescimento de 25 a 30% em relação à safra 2009/2010.

As informações são da assessoria de imprensa da Usina Pindorama.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.