CI

Usinas adquirem perfil mais global

Processadoras passaram a ser geridas à moda contemporânea


SÃO PAULO - A reconfiguração do setor sucroalcooleiro implicou a transformação de usinas em empresas globalizadas, com toques de modernização nos campos financeiro, operacional e de recursos humanos. Antes tradicionais, as processadoras de cana passaram a ser geridas à moda contemporânea.


Exemplo disso são as Usinas Itamarati, cujo atual diretor-presidente, Sylvio Coutinho, trabalhara na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Foi em 2004 que a herdeira da agroindústria, Ana Claudia de Moraes, amargando dívidas, nomeou-o para o cargo. Ela promovia, então, uma "política de profissionalização", dando posse ao executivo junto de "um grupo que nunca tinha visto um canavial".

"A principal mudança, desde então, foi de comportamento. Não há como quantificar isso", diz Coutinho. Sobre resultados, contudo, ele cita a redução de custos (para R$ 20 por tonelada de cana colhida e transportada, ante uma média nacional, em 2011, de R$ 32); aperfeiçoamento das condições de trabalho, para os funcionários; e a implantação de métodos de funcionamento. "Não sei plantar", admite o empresário, "mas sei gerenciar o plantio, baseado em números."

A multinacional finlandesa Pöyry, dirigida por Jorge Telles, está presente nos bastidores do setor sucroalcooleiro e tem contratos com a Raízen e a Louis Dreyfus Commodities. Atua no gerenciamento de projetos e na contratação de fornecedores para estas companhias. "Temos observado, nos últimos dois anos, uma grande profissionalização do setor, que está atrasado em relação a outros mais tradicionais da economia", diz Telles.

A Pöyry oferece meios de tornar mais eficientes recursos humanos e materiais, com destaque às áreas de saúde, segurança e meio ambiente. "Antigamente, os índices de incidentes de trabalho eram muito maiores", exemplifica o diretor da empresa. "Nas decisões de compra, que antes eram feitas localmente, busca-se contratos grandes e de longo prazo. A Raízen, por exemplo, para seu portfólio de fornecedores, considera as empresas mais robustas, otimizando recursos", acrescenta.
?
Detect language » Portuguese

?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.