CI

Uso correto de agrotóxico é apresentado a agricultores de GO

A palestra foi direcionada aos produtores de arroz, soja e melancia


A utilização de agrotóxicos - da revenda à destinação correta das embalagens foi o tema de palestra ministrada pela fiscal estadual agropecuário Márcia Fernandes Ribeiro Santos, da Regional Norte, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A palestra foi direcionada aos produtores de arroz, soja e melancia do Projeto de Irrigação Luís Alves, que fica no município de Luís Alves, a 490 km de Goiânia, na região do Vale do Araguaia. Participaram cerca de 20 agricultores.


Durante palestra, a fiscal Márcia Fernandes estudou desde a compra do produto nos estabelecimentos comerciais mediante a apresentação do receituário agronômico, nota fiscal, a utilização de defensivos agrícolas registrados e cadastrados, os cuidados com manuseio no preparo da calda, a importância e a obrigatoriedade do uso dos equipamentos de produção individual (EPI) até a devolução das embalagens vazias. “Durante a safra do ano passado percebemos algumas irregularidades que esperamos não mais repetir após esse trabalho de educação fitossanitária”, adianta Márcia.

A fiscal afirma que o trabalho é parte das ações da Agrodefesa, que além de fiscalizar faz questão de promover um trabalho de conscientização dos agricultores. “É preciso plantar com consciência, respeitando a saúde do trabalhador e do meio ambiente, uma vez que o Projeto abrange uma área de preservação e têm uma grande biodiversidade de flora e fauna”, disse.


O Projeto de Irrigação Luís Aves do Araguaia, é uma parceria Ministério de Integração Nacional com o Governo do Estado. Foi criado em 1997, visando promover o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida na região do Vale do Rio Araguaia. Abrange uma área de cerca de 6 mil hectares de terra irrigada e inclui mais de 50 famílias de agricultores que plantam o ano todo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.