CI

Uso da erva-mate Cambona 4 em sistemas agroflorestais

Erva-mate de qualidade superior, de alta produtividade e maior valor no mercado é boa alternativa para sistemas agroflorestais


Erva-mate de qualidade superior, de alta produtividade e maior valor no mercado é boa alternativa para sistemas agroflorestais

Esta semana o Prosa Rural fala sobre a Cambona 4, um tipo de erva-mate suave ao paladar e de utilização em blends para a produção de chimarrão. Este tipo de erva-mate pode ser plantado em sistemas agroflorestais, possuindo produtividade duas vezes superior à dos ervais comuns da região Sul do Brasil, plantados em monocultivo, e por ser diferenciado, a lucratividade pode chegar a 40%.

Atualmente a Cambona 4 vem sendo introduzida em sistemas agroflorestais, em consórcio com árvores nativas, trazendo também ganhos ambientais valiosos.

O engenheiro agrônomo Gabriel Corrêa, que integrou a equipe de pesquisadores da Embrapa por muitos anos, é o convidado do Prosa Rural da semana, que traz também uma receita especial: a cuca de erva-mate.

A Cambona 4 foi identificada pelo produtor Theodoro Mendes da Fonseca, conhecido como Seu Dorinho, há aproximadamente 30 anos, no município de Machadinho – RS. Após achar a planta-mãe e colher suas sementes, passou a produzir a Cambona, que rapidamente se destacou por ser vigorosa, com folhas de coloração diferenciada, capaz de produzir uma bebida suave, bem ao estilo dos genuínos ervais nativos.

A Embrapa Florestas, em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus Erechim, e a Associação dos Produtores de Mate de Machadinho – APROMATE, conseguiu detectar a erveira-macho que, cruzada com a Cambona, havia produzido mudas similares à “erveira-mãe”, com produto de sabor diferenciado. Assim desenvolveram-se clones por enraizamento de estacas e instalado um pomar de sementes, formando a Cambona 4, uma nova linhagem com as melhores características.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Maria Paraguaçu Cardoso
Email: [email protected]
Unidade: Embrapa Florestas
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.