CI

Uso da terra é essencial para evitar mudanças climáticas

As medidas de mitigação baseadas em terra são “algumas das opções mais importantes atualmente disponíveis”


Foto: Marcel Oliveira

Um importante relatório climático da ONU divulgado na segunda-feira apresenta uma ampla gama de estratégias para limitar as emissões e mitigar as mudanças climáticas. Embora a prioridade mais crítica seja eliminar rapidamente o uso de combustíveis fósseis,  o relatório  delineou muitas oportunidades para ajudar a limitar as mudanças climáticas, alterando a forma como a terra é administrada e os alimentos são produzidos. E, criticamente, a maioria dessas opções está “disponível e pronta para implantação”, escreveram os autores.

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), produzido por uma equipe de 278 cientistas de 65 países, apresenta um prazo de ação reduzido. Limitar o aquecimento global a 1,5°C. (2,7°F.) e evitar alguns dos efeitos mais catastróficos das mudanças climáticas, as emissões globais de gases de efeito estufa devem atingir o pico antes de 2025 e ser reduzidas em 43% até 2030.  

“É agora ou nunca”, disse Jim Skea, co-presidente do Grupo de Trabalho III do IPCC, em um comunicado. “Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, será impossível.”  

As medidas de mitigação baseadas em terra são “algumas das opções mais importantes atualmente disponíveis”, escreveram os autores, uma vez que a terra pode sequestrar carbono em plantas e solo e produzir substitutos para combustíveis fósseis. Somente os setores de agricultura, silvicultura e uso da terra poderiam fornecer de 20% a 30% da mitigação necessária para limitar o aquecimento global a 1,5°C. a 2°C., de acordo com o relatório.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.