CI

Uso de bioplástico não tem o efeito esperado

"A produção de bioplásticos em grandes quantidades mudaria o uso da terra em todo o mundo"


Um estudo recente da Universidade de Bonn, na Alemanha, sugere que a mudança para plásticos de origem vegetal poderia ter efeitos menos positivos do que o esperado. Especificamente, é provável que o aumento do consumo de bioplásticos nos anos seguintes poderia gerar maiores emissões de gases de efeito estufa devido a expansão da área cultivada em todo o mundo. 

Os plásticos são geralmente feitos de petróleo, com os impactos associados em termos de esgotamento dos combustíveis fósseis, mas também as mudanças climáticas, o carbono recursos fósseis são liberados na atmosfera pela degradação ou queima, contribuindo assim para o aquecimento global. Isso corresponde a cerca de 400 milhões de toneladas de CO2 por ano em todo o mundo, quase metade de todos os gases de efeito estufa emitidos na atmosfera da Alemanha em 2017. 

Por outro lado, os bioplásticos são, em princípio, neutros do ponto de vista climático, uma vez que são baseados em matérias-primas renováveis, como milho, trigo ou cana-de-açúcar. Essas plantas obtêm o CO2 que precisam do ar através de suas folhas. A produção de bioplásticos, portanto, consome CO2, o que compensa a quantidade que é liberada no final de sua vida útil. 

Mas, pelo menos com o nível atual de tecnologia, esse problema provavelmente não é tão claro quanto é normalmente assumido. "A produção de bioplásticos em grandes quantidades mudaria o uso da terra em todo o mundo", explica o Dr. Neus Escobar, do Instituto de Economia de Alimentos e Recursos da Universidade de Bonn. "Isso poderia levar a um aumento na conversão de áreas florestais em terras aráveis”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.