CI

Uso de minerais na forma orgânica é alternativa para a melhor absorção dos nutrientes na dieta de aves e suínos

Micromineral na forma orgânica proporciona melhor aproveitamento no trato intestinal dos animais


Micromineral na forma orgânica proporciona melhor aproveitamento no trato intestinal dos animais

A utilização de microminerais na forma orgânica na suplementação da dieta de aves e suínos tem mostrado maior eficiência na absorção de nutrientes pelo organismo desses animais e consequentemente na produtividade das granjas. Um estudo desenvolvido pela Alltech, referência em nutrição e saúde animal, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) indica que é possível suprir praticamente toda necessidade nutricional substituindo 100% dos microminerais inorgânicos por 33% de minerais na forma orgânica na suplementação da dieta.

Na maioria das vezes, as rações animais contêm microminerais inorgânicos como suplemento, os quais possuem baixa absorção no organismo, além de ter altas chances de contaminação por metais pesados. “Com as pesquisas, queremos determinar quais são as exigências de cada um desses microminerais, seja na forma orgânica ou inorgânica, tornando possível indicar o que precisa ser modificado na dieta, de uma forma que seja benéfica para os animais e para o meio ambiente”, explica a coordenadora do departamento de Zootecnia da UFV, Melissa Hannas, que acompanha o desenvolvimento de pesquisas feitas com aves e suínos.

Dessa forma, uma das saídas indicada pelos primeiros resultados dos estudos, que se mostrou válida para evitar esses riscos, é a substituição desses elementos inorgânicos por orgânicos, porque possuem maior absorção pelo trato intestinal, devido a sua alta estabilidade e solubilidade. A parceria da instituição com a Alltech foi formalizada em 2015 e faz parte do programa Aliança de Pesquisa.

Alternativa

Entre as opções de suplementação presentes no mercado, o Bioplex TR, desenvolvido pela Alltech, é fonte de microminerais na forma orgânica e fornece aos suínos e aves elementos na forma mais próxima possível à encontrada na natureza. Por ser de alta biodisponibilidade, há melhor absorção e menor excreção no meio ambiente. “Como esse tipo de elemento é mais eficiente, colocando na dieta é possível melhorar o aproveitamento destes. Por isso, estamos redesenhando a demanda dos minerais 100% na forma orgânica”, explica a gerente regional de suínos da Alltech, Alessandra Alves.

Nível mínimo

Segundo o gerente da equipe de Aves da Alltech do Brasil, Felipe Fagundes, se o mineral orgânico vier de uma boa fonte, é possível alcançar 90% de biodisponibilidade, ou seja, uma boa parcela de minerais que o animal consegue aproveitar para suas funções metabólicas. “Quando você trabalha com a forma química e doses muito altas de nível de excreção desses materiais, além de contaminar a carne e os ovos, prejudica também o meio ambiente. Com o estudo fica definido o nível mínimo necessário de minerais, evitando desperdícios”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.