CI

Uso de nematóides para controle de pragas é tema de palestra

De 18 a 22 de outubro acontece no país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


De 18 a 22 de outubro acontece em todo o país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com participação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Como parte das atividades previstas no Instituto, o pesquisador Márcio Voss fará palestra em Londrina sobre o uso de nematóides para o controle biológico de pragas na agricultura, voltada a pesquisadores, profissionais da área, cooperativas, professores universitários e estudantes de agronomia.

Os nematóides são vermes muito comuns nos solos e nos corpos d´água. Em determinados ambientes constituem a maior parte da microfauna do solo, que inclui ácaros e colêmbolas entre outros. A diversidade de tipos de nematóides é ampla, abrangendo desde os fitopatogênicos aos que podem se alimentar de animais, de microrganismos e de resíduos orgânicos, até nematóides que afetam os insetos.

Atualmente, o uso de nematóides como agente de controle biológico de insetos concentra-se nas espécies dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis.

Os dois gêneros de nematóides e suas bactérias simbióticas são os mais usados no controle de insetos. Pesquisas levadas a efeito no Japão, EUA e Europa propiciaram o desenvolvimento de produtos comerciais. Atualmente há mais de 40 empresas produzindo neps para controle de uma série de insetos-praga, com ênfase em culturas de mais rigor quanto à presença de inseticidas, e de alto valor comercial. No site oardc.osu.edu/nematodes/ é possível encontrar informações gerais sobre empresas produtoras de nematóides, pragas combatidas, e informações acadêmicas e aplicadas sobre neps.

No Brasil, as pesquisas se intensificaram a partir da década de 90 na UFSCar, em seguida, na UFLA, na UENF, no Instituto Biológico e na Embrapa. A UFLA e o Instituto Biológico estão desenvolvendo pesquisas para disponibilizar produto comercial com neps para os agricultores.

São alvos potenciais dos nematóides diversos insetos-praga que tem uma fase no solo, sendo os testes mais avançados os com Cigarra-da-raiz do cafeeiro; Cigarrinha-das-raízes em cana-de-açúcar ; Broca-da-cana-de-açúcar e Gorgulho da goiaba. Alguns insetos que têm apresentado alta taxa de mortalidade em ensaios feitos em laboratórios brasileiros são, entre outros, Lagarta-do-cartucho, Mosca-das-frutas; Diabrotica speciosa e Tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus). Além dos insetos que ocorrem no solo, também podem ser controlados por neps alguns que ocorrem em ambientes protegidos, como estruturas crípticas nas plantas ou substratos usados para o cultivo de plantas em casas-de-vegetação.

Na palestra serão abordados aspectos da biologia dos nematóides e suas bactérias, técnicas laboratoriais básica para obtenção e manutenção, e possibilidades de utilização pelo IAPAR. O palestrante, Dr. Marcio Voss, com especialização no assunto na Universidade de Ohio, em Wooster, exerceu essa linha de pesquisa na Embrapa Trigo, de Passo Fundo, de 2003 a 2009.

Serviço:
 
Uso de nematóides para controle de pragas na agricultura
Palestrante: pesquisador Márcio Voss
Data: 20 de outubro
Horário: 14h
Local: Auditório Adalto Paranaguá / Instituto Agronômico do Paraná (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, Londrina-PR)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.