CI

Vaca holandesa ganha concurso leiteiro na Expointer

A Babi 343 Marker produz cerca de 81.620 quilos de leite em 24 horas


A vaca Babi 343 Marker (Box 2114) foi a vencedora do Concurso Leiteiro da Gadolando (Associação de Criadores de Gado Holandês) na categoria Adulta (mais de 36 meses) com uma produção de 81.620 quilos de leite em 24 horas. De propriedade de Cláudio e Semildo Schiefelbein, de Fortaleza dos Valos, RS, ela já foi campeã na categoria vaca Jovem na Expointer do ano passado. Desde 1991, os proprietários criam gado Holandês e estão participando pela quarta vez da exposição em Esteio, tendo recebido mais de 20 premiações em concursos em nível estadual.

Conforme Cláudio Schiefelbein, cerca de 30% dos 130 animais da propriedade têm condições de fazer uma boa participação neste tipo de certame. Ele reconheceu, no entanto, que Babi não estava com sua melhor condição física em função de uma recente desidratação. Mas pelo bom resultado obtido no Concurso, certamente a vaca passará pela coleta de embrião, feita na propriedade mesmo, para seleção dos melhores animais.

Já a vaca vencedora na categoria Jovem (menos de 36 meses) veio do município gaúcho de Santo Augusto, e produziu 73.240 quilos de leite. Participando pela segunda vez da Expointer, C. R. Tacuru 391 Quality teve sua primeira vitória em Esteio, mas já foi campeã duas vezes na Fenasul. De propriedade de Antonio Carlos, Sergio e Jorge Rodrigues, ela é uma das cerca de 800 vacas holandesas da criação, e foi o segundo lugar na Expointer do ano passado, na mesma categoria. Após esta vitória, a idéia dos criadores é de continuar trazendo novos animais a Esteio.

O Concurso Leiteiro da Gadolando teve a participação de nove animais e distribuirá R$ 3 mil como premiação, e os prêmios serão entregues durante coquetel, na próxima sexta-feira, a partir das 19h, na sede da Associação no Parque Assis Brasil, em Esteio. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.