CI

Vacas alimentadas com linhaça produzem leite mais nutritivo

Leite tem mais ômega-3 e menos gordura saturada. 


Foto: Marcel Oliveira

Vacas leiteiras alimentadas com linhaça produzem leite mais nutritivo, de acordo com um novo estudo da Oregon State University, dos Estados Unidos. O estudo descobriu que o leite continha mais ácidos graxos ômega-3 e menos gordura saturada. 

Dietas ricas em gordura saturada podem aumentar o colesterol e causar doenças cardíacas, enquanto as ricas em ômega-3 e outros ácidos graxos poliinsaturados podem reduzir o risco de doenças cardíacas, mostraram estudos. Segundo Gerd Bobe, principal cientista do estudo, a alimentação tradicional de gado misturada com milho, grãos, feno de alfafa e silagem de capim produz produtos lácteos com baixas concentrações de ômega- 3 e outras gorduras poliinsaturadas. da ciência leiteira. 

Dez vacas produtoras foram alimentadas com diferentes quantidades de linhaça, até sete por cento de sua dieta diária. Os pesquisadores tentaram determinar a quantidade de linhaça que maximizaria a quantidade de ômega-3 no leite e nos produtos lácteos, sem afetar negativamente sua produção e textura. "Estávamos procurando um ponto ideal", disse Bobe, especialista em nutrição humana e animal. "Muita coisa boa pode ser ruim, especialmente quando se trata de manter a consistência com os laticínios", completa. 

Colaboradores do departamento de ciência e tecnologia de alimentos da OSU ajudaram a transformar o leite em manteiga e queijo fresco, que foram analisados para determinar sua textura e composição nutricional. O estudo constatou que a alimentação de vacas de até seis quilos de linhaça extrudida melhorou o perfil de gordura sem afetar adversamente a produção e a textura do leite e de outros produtos lácteos. A extrusão pressiona a semente de linhaça moída em grânulos com calor. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.