CI

Vacas de Carlos Barbosa e de Eldorado do Sul vencem concurso leiteiro da Expoleite/Fenasul

Evento também teve abertura oficial onde a qualidade dos animais participantes foi exaltada pelos organizadores


A Rede Leite finalizou, em maio, um ciclo de treinamentos para técnicos da extensão rural da região administrativa de Ijuí da Emater/RS-Ascar, no noroeste gaúcho. Foram um total de 16 workshops com quatro temas em foco: implantação e manejo de pastagens, juventude rural, doenças reprodutivas do rebanho leiteiro e indicadores técnicos e econômicos da atividade leiteira.
 
Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, esse circuito de capacitações vem ocorrendo desde 2017, com o objetivo de nivelar conhecimentos técnicos acerca dos temas abordados, discutir a realidade e gargalos e prospectar novas ações e estudos da Rede. “Além da questão técnica, nós buscamos entrar na questão da metodologia de abordagem com a família rural. Ou seja, como discutir essas informações com as famílias. Isso é fundamental para termos uma assertiva maior nesse processo de pesquisa-desenvolvimento”, destacou.
 
Cerca de 150 técnicos da Emater passaram pelo treinamento. “O trabalho aconteceu com todos os técnicos da Emater do regional Ijuí, tanto da área social quanto de agrárias. São, no mínimo, 150 extensionistas da Emater que se envolveram nesse trabalho e que, através da Rede Leite e de outros programas institucionais, estão em contato com, aproximadamente, cinco mil famílias rurais. O workshop possibilitou que os participantes conversassem e levantassem questões de campo para debate”, disse Silva.
 
Participaram como instrutores dos treinamentos representantes da Unijuí, Unicruz, UFSM e Emater Regional, além dos pesquisadores Gustavo Martins da Silva, Jorge Santanna e Vinícius Lampert, da Embrapa Pecuária Sul.
 
Rede Leite

A Rede Leite é uma exitosa experiência de pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no noroeste do Rio Grande do Sul, abrangendo 46 municípios da região, com envolvimento de um conjunto de instituições de ensino, pesquisa, extensão e organizações de agricultores, como: Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Fepagro, Cooperfamiliar, Dalacto, Unijuí, Unicruz, Universidade de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha.
 
O processo de trabalho da Rede Leite envolve, basicamente, três grandes linhas de atuação: o uso de Unidades de Observação para realização de ações de observação e avaliação dos sistemas produtivos, reuniões de planejamento/problematização e eventos técnicos/demonstrativos envolvendo outros agricultores da região; o uso de Unidades de Experimentação Participativa para a realização de pesquisas com diferentes enfoques, especialmente tratando de pastagens, solos e produção animal, a partir das demandas identificadas conjuntamente; e a formação de Grupos Temáticos de trabalho em diversas áreas (Social, Forrageiras, Econômico, Fora da Porteira, Qualidade do Leite, Ambiental, Comunicação), visando à evolução conjunta das diversas ações, e a facilitação e estímulo à participação dos profissionais que atuam em áreas mais específicas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.