Vacas servirão como fábricas para tratar Covid-19
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SAÚDE

Vacas servirão como fábricas para tratar Covid-19

A SAb Biotherapeutics, sediada em Dakota do Sul, altera geneticamente vacas comuns
Por: -Leonardo Gottems

Os animais estão desempenhando um papel fundamental na pesquisa para desenvolver uma vacina e tratamentos eficazes contra a Covid-19. Aos porquinhos-da-índia, ratos e macacos que habitualmente colocam seus corpos sem o seu consentimento à disposição da ciência, agora existem alguns velhos aliados da humanidade e também no desenvolvimento médico: as vacas. 

Uma empresa de biotecnologia dos EUA está se preparando para usar esses bovinos domésticos como pequenas fábricas de anticorpos para SARS-CoV-2 que a empresa espera que possam ser usados mais tarde para tratar humanos. 

A SAb Biotherapeutics, sediada em Dakota do Sul, altera geneticamente vacas comuns para que certas células do sistema imunológico carreguem o DNA que permite às pessoas criar anticorpos. Posteriormente, eles são injetados com a proteína que o coronavírus usa como lança para penetrar em nossas células. O corpo da vaca faz o resto, gerando grandes quantidades de anticorpos humanos contra o patógeno, de acordo com um artigo na revista Science. 

Os ensaios clínicos com esses animais estão programados para este verão, mas a SAb Biotherapeutics já desenvolvia, no início da pandemia, esses testes com vacas que os faziam gerar anticorpos contra a MERS, doença causada por outro coronavírus relacionado ao SARS- CoV-2. A empresa confia que a experiência anterior servirá para facilitar e agilizar essa nova fase de testes. 

As vacas não sofrem no processo, algo que nem sempre acontece quando se faz experiências com animais. Antes de iniciar os ensaios clínicos, bovinos selecionados são imunizados com uma vacina que contém uma parte do genoma do vírus que ativa o sistema imunológico do animal. 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink