CI

Vacina contra aftosa no RS chega após 1º de maio

As remessas começarão a chegar aos destinos em 5 de maio


A vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul começa oficialmente no domingo (01). Mas as doses distribuídas gratuitamente a agricultores familiares, enquadrados no Pronaf e com até 50 animais, não chegarão a todo o Estado antes da arrancada da campanha. Como o pregão eletrônico para a compra de 4,06 milhões doses ocorreu na quarta-feira (27), as remessas começarão a chegar aos destinos em 5 de maio. Apesar do calendário apertado, o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Eraldo Marques, afirma que o produtor não terá dificuldade em obter a vacina porque o estoque de 500 mil doses, da campanha passada, será suficiente para atender a demanda nos primeiros dias.


O assessor de Política Agrícola da Fetag Airton Hochscheid espera que a vacina chegue em tempo hábil para evitar que o produtor tenha que reorganizar suas tarefas diárias. Ele lembra que na etapa anterior foram registrados problemas neste sentido, o que obrigou o Estado a priorizar a imunização na Região da Fronteira, mais exposta a circulação de vírus. Hochscheid alerta que vence no próximo sábado o prazo de apresentação da declaração de existência de animais pelos pecuaristas gaúchos. No caso dos produtores familiares, a falta de renovação cadastral inviabiliza o acesso às vacinas fornecidas pelo Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.