CI

Vacinação contra aftosa começa nesta segunda em São Paulo

Os produtores de bovinos e bubalinos terão de vacinar todo o rebanho, diferentemente da etapa de maio, quando somente os animais com até 24 meses de idade foram imunizados


Nesta etapa, todos os bovinos e bubalinos deverão ser imunizados

A etapa de novembro da campanha de vacinação contra a febre aftosa começará nesta segunda (01-11), e seguirá até o dia 30 em todo o Estado. Os produtores de bovinos e bubalinos terão de vacinar todo o rebanho, diferentemente da etapa de maio, quando somente os animais com até 24 meses de idade foram imunizados.

Na etapa finalizada em 31 de maio foram vacinadas quase cinco milhões de cabeças com até 24 meses. O rebanho total paulista é da ordem de 11,2 milhões de animais. São Paulo historicamente tem uma cobertura vacinal de aftosa acima de 95% do rebanho e não registra casos da doença há 14 anos.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado, a exemplo do que já ocorreu com a raiva dos herbívoros. O pecuarista terá até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação e relatar todo o gado existente na sua propriedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.