CI

Vacinação contra aftosa já atingiu 50% da população de terneiros no RS


A dose de reforço da vacina contra a febre aftosa já foi aplicada em 1,3 milhão de animais no Rio Grande do Sul. Isto representa 50% do total da população prevista que é de 2,6 milhões de terneiros. A campanha, que se iniciou em 15 de maio e prossegue até o próximo dia 15, atinge a categoria de primo-vacinados que são os animais que já receberam a primeira dose da vacina em janeiro ou fevereiro deste ano. Os dados fornecidos pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) foram computados até sexta-feira (06-06). De acordo com o secretário substituto da Agricultura, Caio Rocha, o objetivo desta campanha é garantir qualidade à carne do Rio Grande do Sul com a recuperação de sua credibilidade no mercado.

As regiões que estão com os trabalhos mais adiantados são as consideradas áreas de maior atenção, aquelas que ficam nas divisas com o Uruguai e a Argentina. É a chamada fronteira extensa, de aproximadamente 1,4 mil quilômetros, onde existem locais que representam possibilidade de ingresso de produtos de risco para a febre aftosa. Em outras localidades, os trabalhos estão mais lentos em função das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. Em vista disto, "as imunizações talvez sejam prorrogadas em algumas regiões", disse o chefe do Serviço de Combate à Febre Aftosa (Secofa), da SAA, Antônio Ferreira Netto.

Do total de doses disponibilizadas, a previsão é de que 800 mil sejam distribuídas gratuitamente àqueles produtores que se enquadram nas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que tenham até 50 bovinos. Neste ano, a vacinação contra a febre aftosa da população bovina em geral já custou R$ 4 milhões, atingindo 92% do rebanho. O chefe do Secofa atenta para que todos os produtores procurem a inspetoria veterinária de seu município para tratar da imunização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.