CI

Vacinação contra Febre Aftosa começa a partir de março em seis estados


Pecuaristas de seis estados do país devem iniciar a vacinação de seus rebanhos de bovinos e bubalinos contra febre aftosa a partir de amanhã (1º/03). No total, devem ser imunizados 22,7 milhões de animais na Bahia (9,0 milhões de cabeças), Espírito Santo (700 mil), Minas Gerais (8,5 milhões), Paraíba (918 mil), Pernambuco (1,6 milhão) e Rio de Janeiro (2 milhões). A campanha faz parte do programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que prevê a erradicação da doença no território nacional até o ano de 2005.

Pelo calendário do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, os estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, terão todo o rebanho vacinado em duas etapas: março e setembro. No Espírito Santo a campanha também terá duas etapas, sendo a primeira dose aplicada nos animais abaixo de 24 meses e todo o rebanho em setembro. Minas Gerais terá seus animais vacinados em março, maio, setembro e novembro. A parte do estado pertencente ao Circuito Pecuário Leste, vacina agora em março.

A febre aftosa é a principal barreira sanitária que impede o aumento das exportações de carnes brasileiras, devido ao grande prejuízo causado nas zonas infectadas, embora não prejudique a saúde humana. É uma doença causada por um vírus que provoca no animal febre, feridas (aftas) na língua, gengivas, úberes e entre os cascos. Causa excessiva salivação, dificultando a alimentação. Ataca os animais biungulados, ou seja, que possuem duas unhas, como bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. Por não existir tratamento para a doença, a única forma de combatê-la é a prevenção ou, no caso de contágio, o sacrifício do animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.