CI

Vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose terminam na sexta-feira

Nesta etapa, a vacinação visa os animais com até 24 meses de idade


Foto: Divulgação

As campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose chegam ao fim nesta sexta-feira (15/12) no Estado de São Paulo, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Até o dia 11, dados do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) indicam que 4.807.624 animais foram imunizados contra a febre aftosa, alcançando uma expressiva taxa de adesão de 96,95% do rebanho bovino paulista. Nesta etapa, a vacinação visa os animais com até 24 meses de idade.

Para a imunização contra a brucelose, todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade devem ser vacinadas. Por ser uma vacina viva, suscetível a infecções para quem a manipula, a aplicação deve ser realizada exclusivamente por um médico-veterinário cadastrado, que fornecerá o atestado de vacinação ao produtor.

Com a prorrogação das campanhas, o prazo para a declaração da vacinação foi estendido até o dia 22. O não cumprimento da vacinação e da comunicação sujeita o produtor a multas de até R$ 171,30 por cabeça que deixar de ser vacinada e até R$ 102,78 por cabeça que não tiver a vacinação comunicada.

A declaração de vacinação contra brucelose é preferencialmente realizada de forma eletrônica, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) no site www.gedave.sp.gov.br. Quando esta opção não for viável, o produtor tem a alternativa de acessar a declaração na internet, preenchê-la e enviá-la por e-mail ou entregá-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima.

No caso da febre aftosa, a declaração de vacinação pode ser efetuada eletronicamente por meio do GEDAVE. Em situações em que essa opção não seja possível, o produtor pode acessar a declaração na internet, preenchê-la e entregá-la pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.