CI

Vacinação contra raiva em cães e gatos é fundamental

A situação atual da ocorrência de raiva no RS será um dos temas abordados no Workshop, que ocorre na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS.


A situação atual da ocorrência de raiva no Rio Grande do Sul será um dos temas abordados no Workshop “Vigilância da Raiva”, que ocorre na próxima quinta-feira (29), na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS. O encontro, promovido pela Escola Superior de Ética do CRMV, tem como objetivo mostrar aos médicos veterinários a importância de recomendar a vacinação de cães e gatos contra a enfermidade. “A vacinação dos animais é uma forma de prevenção que garante a vida dos pets, já que a doença resulta na morte do animal infectado”, garante a presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-RS, Camila Corrêa Jacques.

O encontro, direcionado a médicos veterinários, tem também o viés na saúde pública, já que a raiva é uma zoonose. Há mais de 30 anos não são relatados casos de raiva humana no Rio Grande do Sul, mas o aumento do registro de casos em centros urbanos provoca o alerta para prevenção. “É necessária atenção aos acontecimentos ocorridos no estado. Há circulação viral entre bovinos e equinos e a imunização destas espécies já é recomendada em muitas localidades”.

A informação sobre a suspeita ou ocorrência da doença, em qualquer espécie animal é fundamental para o controle. Além da prevenção, “o papel do produtor e também dos tutores de cães e gatos na notificação de suspeitas é fundamental para que a doença não se espalhe para mais localidades” garante Camila.

As inscrições para o Workshop ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do CRMV-RS (crmvrs.gov.br) O evento começa às 18h30 na sede do CRMV-RS (Rua Ramiro Barcelos, 1793 – Porto Alegre). No momento do credenciamento, serão aceitas doações de alimentos não-perecíveis ou fralda infantil descartável que, posteriormente, serão doadas à Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.