CI

Vacinação da febre aftosa atinge 96% da estimativa inicial no município

Foram vacinados contra a febre aftosa 28 620 animais



O número de bovinos e bubalinos vacinados contra a febre aftosa em Bagé totalizou 28 620 animais.Deste total, pouco mais de 1,8 mil são animais de propriedade de criadores enquadrados nos programas Pronaf e Pecfam. Segundo a Inspetoria de Defesa Agropecuária em Bagé, esses números correspondem a 96% da estimativa inicial.

O coordenador da inspetoria, Getúlio Campos, ressalta que o índice foi considerado bom, uma vez que é preciso considerar a pequena redução que ocorreu no efetivo de bovinos criados no município em razão do aumento da área com cultivo de soja na região, além dos animais que foram destinados para abate e que são dispensados da obrigatoriedade da vacina.

A vacinação é de suma importância já que, nos anos de 2000 e 2001, foram registrados 52 focos confirmados de febre aftosa em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Entre as consequências diretas, ficaram o abatimento de mais de 26 mil animais e o gasto de aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal oriundos do Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.