CI

Vacinação termina hoje no RS


Termina hoje a vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino e bubalino do Rio Grande do Sul. A etapa, a segunda de três previstas para este ano, encerraria-se no último dia 30, mas foi prorrogada por causa da seca. O chefe de Fiscalização e Defesa Sanitária da Secretaria da Agricultura (Seappa), Nilton Rossato, disse que o Estado trabalha para atingir o máximo possível de proteção contra a doença, mas que a meta inicial é manter a cobertura vacinal superior a 90%. Na campanha de janeiro, foram vacinados 93,69% do rebanho.
Rossato lembra que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) preconiza índice de 85%. A próxima etapa ocorre de 1º a 30 de novembro, quando serão vacinados apenas os animais jovens, com até 24 meses de idade.
Conforme o diretor do Departamento de Produção Animal da Seappa, Dagoberto Bueno, as inspetorias veterinárias têm até o final deste mês para fechar os dados que alimentam o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), desenvolvido pela Procergs e premiado neste mês entre 132 projetos inscritos no Conip 2009, categoria Administração Pública Eficiente e Eficaz – Aplicações Voltadas para o Cidadão.
O sistema de suporte a operações de manejo e rastreamento dos rebanhos gaúchos é considerado avançado inclusive pelo Ministério da Agricultura, mas enfrenta problemas operacionais, como a baixa velocidade de conexão à internet.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.