CI

Vai faltar bezerro nos próximos anos para reposição

A taxa de ociosidade dos frigoríficos no país por falta matéria-prima, ou seja, de animais para abates é surpreendente e chegou a 45% neste ano


Foto: Marcel Oliveira

A taxa de ociosidade dos frigoríficos no país por falta matéria-prima, ou seja, de animais para abates é surpreendente e chegou a 45% neste ano. E, com o aumento no abate de novilhas no país, a tendência é que essa situação piore.  Quando você mata uma novilha, está matando a sua safra de dois anos. Essas são as conclusões do Médico Veterinário do Grupo Matsuda João Gabriel Balizardo Carvalho. Segundo ele o maior problema é a falta de cuidado com o útero da vaca, seja na pecuária de corte quanto na de leite, confira a entrevista completa:

Marisa Rodrigues/Taxi Blue - Como o produtor deve cuidar das fêmeas (melhor manejo, nutrição)?

João Gabriel Balizardo Carvalho/Grupo Matsuda -Dentro da pecuária de cria, a vaca é o bem mais precioso que se pode ter principalmente, para quem investe no melhoramento genético dos seus animais. Por definir como será a produtividade e rentabilidade de sua propriedade, pois tudo depende da sua produção, ou seja, a produção de bezerros devemos tratar as fêmeas da melhor maneira possível tecnicamente. Quando investimos nos animais (dietas balanceadas, estrutura de cocho e bebedouro, adubação de pastagens...) eles melhoram a sua eficiência produtiva e assim aumentam a rentabilidade da propriedade. Muitas vezes focamos em tecnologias avançadas que estão surgindo no mercado, mas pecamos nos quesitos básicos como água de qualidade, minerais em níveis adequados para uma vaca em produção, pastagem suficientemente disponível durante todo o ano, que é o mínimo para um animal atingir suas necessidades fisiológicas

Marisa Rodrigues/Taxi Blue - Podemos afirmar que esse cuidado está ligado diretamente com a eficiência financeira do futuro da propriedade?

João Gabriel Balizardo Carvalho/Grupo Matsuda -Com certeza, pois quando se tem um controle sanitário bem feito, melhoramento genético para animais mais produtivos e dietas adequadas para seus níveis de exigência nutricional, você consegue melhorar Intervalo entre Partos, índice de prenhez e de parição, produção de leite para o bezerro e consequentemente o peso do bezerro desmamado, que é a moeda de troca da pecuária de cria. Portanto quanto mais bezerros nascendo e desmamando mais pesados, maior vai ser a rentabilidade da propriedade.

Marisa Rodrigues/Taxi Blue - Com o aumento na demanda mundial de milho e dos insumos em geral para a alimentação do gado, como o produtor deve se planejar para não faltar alimento?

João Gabriel Balizardo Carvalho/Grupo Matsuda -Devemos nos programar sempre com um ano de antecedência, mesmo na pecuária de cria a pasto, através dos boletins climáticos estimados para o ano seguinte, conseguimos assim traçar estratégias nutricionais para não faltar alimento para os animais durante o período de estiagem, ou até mesmo antecipar compras de suplemento nutricional e grãos, conforme haja tendência de aumento de preço dos insumos, como estamos vivendo neste momento, controlando os custos de produção, melhorando a margem de lucro do produtor. 

Marisa Rodrigues/Taxi Blue - Como a questão climática (falta de chuva, por exemplo) pode afetar a reprodução? E como o produtor pode amenizar esse problema?

João Gabriel Balizardo Carvalho/Grupo Matsuda -Com a falta de chuva, associada muitas vezes à chegada do frio e o encurtamento da luz solar durante o período seco, diminui-se o crescimento de capim, ou seja, há menor oferta de alimento para os animais. Naturalmente, neste período as vacas estão no período final de gestação, onde há um gasto nutricional muito grande para desenvolver o bezerro dentro dela, e para a produção de colostro para quando este animal vir a nascer. Isso fará com que a vaca perca peso, diminuindo suas reservas de gordura, piorando o seu escore corporal. Após o parto, queremos que esta vaca volte a ciclar e emprenhe novamente o mais rápido possível, porém este fator é altamente dependente de seu escore corporal. Quando este animal perde peso durante a seca, perde-se a janela ideal de emprenhar esta vaca com o retorno das chuvas, pois ela ainda precisa ganhar peso para voltar ao seu escore ideal para emprenhar. Conseguimos neutralizar o efeito de perda de peso quando ajustamos os teores de proteína e energia na dieta do animal associando as pastagens secas com a suplementação de proteinado. A falta de forragem pode ser evitada através da vedação de pastagens no período das águas, utilização de sistema de pastejo rotacionado, e através do descarte de animais que não estão sendo produtivos para diminuir a taxa de lotação, sobrando assim mais alimento para os animais que geram renda para a propriedade.

Marisa Rodrigues/Taxi Blue - Você acredita que a demanda por proteína animal vai aumentar com a volta da normalidade/rotina das pessoas (pós-vacinação e com o controle da Covid-19 no mundo? E como o produtor pode se preparar para isso?

João Gabriel Balizardo Carvalho/Grupo Matsuda -A proteína animal possui uma elasticidade muito grande em relação à renda da população, ou seja, quando há aumento no preço da carne ou queda na renda da população diminui-se o consumo de carne. Porém o inverso também é verdade, pois quando se melhora a situação financeira da população, há o aumento no consumo de carne, principalmente cortes com maior valor agregado. As expectativas com o retorno da rotina da população, o aumento da produtividade e o dinheiro voltando para a mão das pessoas, leva a uma tendência de que se consuma mais carne, aumentando a demanda de produção. Com o mercado aquecido, o produtor de carne vai ter seu produto valorizado, levando-o assim a ganhar mais dinheiro. Para conseguir nos prepararmos para esta boa fase nós temos que ser o mais eficiente possível, pois assim atingimos altos níveis de produção, com os menores custos possíveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.