CI

Vale usar uniforme? - Por Luiz Marins

Pense nisso. Sucesso! 


Muitos me perguntam se o uso do uniforme (ou fardamento, como se diz em alguma regiões do Brasil) é recomendado ou não.

Antigamente se justificava o uso de uniformes, tanto em escolas, como no trabalho, para que pessoas mais ricas e mais pobres fossem trajadas ou vestidas da mesma forma e que isso evitaria o constrangimento aos mais pobres.
Embora esse motivo ainda possa ser justificado, hoje, quem recomenda com insistência o uso de uniformes são os estudos de neurociência, por mais incrível que possa parecer.

Estudos recentes demonstram que pensar, raciocinar, cansa e cansa muito. E que o que mais estressa é o ato de decidir. Tomar decisão é uma das tarefas mais estressantes para o ser humano e, acredite, os estudos demonstram que não importa o conteúdo ou objeto da decisão - se a roupa que se irá vestir ou se declarar uma guerra a um país estrangeiro.

Decidir, estressa por si mesmo. Pergunte a uma dona de casa e ela dirá que decidir o que fazer para o almoço ou jantar estressa mais do que fazer o almoço ou o jantar.

Exatamente por isso, os presidentes dos Estados Unidos da América são recomendados a não escolher o traje ou gravata que irão vestir pela manhã. Sua roupa é deixada pronta na noite anterior. Isso para evitar o “estresse” de ter que decidir pela manhã, pois uma pessoa com muita responsabilidade não pode perder energia com decisões de pouca importância. Ela precisa economiza energia para grandes decisões.

Muitos estudiosos dizem ser esse o motivo da irritação das pessoas, principalmente mulheres. Uma mulher geralmente se sente muito cansada já no período da manhã pelo grande número de decisões que tem que tomar desde que acorda - filhos, marido, emprego, compras, que roupa irá vestir, que adereços (colar, brinco, etc.) irá usar, etc. - exige um consumo de energia antes inimaginável.

Assim, o uso de uniforme é hoje altamente recomendado exatamente para economizar energia mental da pessoas o que, por certo, aumentará sua calma, capacidade de concentração, enfim sua produtividade.

Pense nisso. Sucesso! 
 • Imagine comissários e comissárias de bordo sem uniforme;
• Em vários hospitais do mundo, até os médicos são recomendados a usar uniformes;
• As grandes indústrias do mundo inteiro têm códigos de vestir que exigem uniformes;
• Grandes empresas de serviços - consultorias, escritórios, etc. - fazem com que seus colaboradores escolham seus uniformes através de votação;
• Use o que os estudos modernos apontam e pense em como instituir o uso de uniforme em sua empresa.
• Pense nisso. Vale!
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.