CI

Valinhos faz festa do figo e Expogoiaba

As principais frutas do município são figo e goiaba


A 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba, de Valinhos (a 90 km de São Paulo), aberta no último sábado (14), prossegue até 29 de janeiro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, com entrada gratuita.

Os visitantes que passarem pela festa terão atrações que contemplam todos os gostos e idades. Dentre as mais apreciadas estão o leilão, a exposição e a venda de frutas. Ainda dentro das atrações ligadas à fruticultura, está o agroturismo, um passeio em propriedades rurais produtoras das principais frutas do município - figo e goiaba, onde os visitantes podem comprar produtos derivados de frutas feitos pelos próprios agricultores, além de conhecer a produção de vinho artesanal da cidade.


A exposição e venda de frutas será mantida no mesmo local das últimas edições: a arena conhecida como redondel. O espaço de quase 2 mil metros quadrados é totalmente climatizado para dar conforto aos visitantes e trabalhadores. Para deixar o espaço mais atraente e de fácil acesso serão duas entradas: uma por dentro do Parque e outra, nova, pelo lado de fora da festa, junto à avenida Joaquim Alves Corrêa, poucos metros abaixo da entrada principal. Por esta entrada os ônibus desembarcam os turistas de outras cidades, que têm a opção de
acessar em primeiro lugar a tenda de frutas.

História - A primeira edição da Festa do Figo foi realizada em 1949, através do desejo do padre Monsenhor Bruno Nardini em angariar recursos para construção da nova Matriz de São Sebastião. De forma simples e comunitária, o pároco, homem dinâmico e considerado um líder na comunidade, idealizou a obra e mobilizou os agricultores e moradores para esse objetivo, através da realização de quermesses. Assim, ao mesmo tempo em que começou a angariar fundos para a empreitada, ajudou os produtores rurais na comercialização de seus frutos.


Hoje a Festa do Figo é uma grande divulgadora do potencial agrícola do município de Valinhos, conhecida como “Capital do Figo Roxo” e grande produtora de goiaba, ao mesmo tempo em que une a classe agrícola e as entidades assistenciais para levar alegria e diversão à população da região e turistas de todo país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.