CI

Valor do endividamento mato-grossense atualizado

Números serão apresentados à equipe técnica do BNDES


Na próxima quarta-feira, dia 30, a Casa Civil e representantes das associações de produtores apresentarão à equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) os números do endividamento rural, atualmente devido pelos produtores mato-grossense. A cifra que está sendo atualizada, segundo o deputado estadual Neri Geller, remonta débitos oriundos desde 2004. O objetivo é que por meios dos dados haja um escalonamento do saldo devedor que permita revitalizar a atividade no Estado, que é o segundo maior produtor de grãos do Brasil na safra 10/11.


Nesta semana, o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, se reuniu com o deputado e líderes do segmento para tratar do assunto. Na ocasião, os representantes do setor agrícola ressaltaram o risco do agronegócio mato-grossense se tornar um monopólio nas mãos de empresas multinacionais. “O governo do Estado tem trabalhado para solucionar o endividamento agrícola dos produtores”, frisou Éder.

Geller lembrou que o endividamento teve início com as fortes chuvas de 2004. “No ano seguinte, quando se esperava uma recuperação, houve o surgimento das pragas, da ferrugem asiática e da mosca-branca. Já em 2006, os preços despencaram por causa da variação cambial, e desde então os produtores estão endividados e descapitalizados”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.