CI

Valorização do bezerro

Valorização da produção de animais


O projeto foi criado na região sul de Mato Grosso e agora a Acrimat vai levá-lo para todo Estado em 2013

A valorização da produção de animais é uma prerrogativa para permanência do pecuarista de cria no mercado e o melhor caminho para isso é o investimento na qualidade desses animais por meio de tecnologias e a conquista do reconhecimento sobre os diferenciais que são obtidos nas propriedades e que em muitos casos, levam anos para serem vistos. Uma experiência de sucesso na região sul de Mato Grosso agora vai ser difundida em todo o Estado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O Programa Quality avalia, premia e depois comercializa lotes de bezerros.


Iniciado em 2008 pela Associação dos Criadores do Sul de Mato Grosso (Criasul), o Quality visa garantir a valorização do rebanho de produtores que investem na qualidade, como em genética e melhoria de pasto. O aumento de até 30% nos preços dos lotes vencedores do ranking e consequente ganho nos valores dos demais animais do produtor fez com que a Acrimat adotasse o projeto para difundi-lo nas demais regiões.

O médico veterinário e representante da Acrimat, Guilherme Nolasco, apresentou o projeto Quality durante a Feicorte 2013 Etapa Cuiabá. Como explica, a iniciativa da Criasul já comprovou os resultados positivos, agora a Acrimat vai difundir para as demais regiões mato-grossenses. “Queremos fomentar e estimular ações que promovam a qualidade do rebanho e reconhecer, premiar e depois comercializar animais diferenciados é o caminho mais correto para isso”.

O presidente da Criasul, Marco Túlio Duarte, conta que os resultados do Quality na região de Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá, por exemplo, superaram as expectativas e que os primeiros colocados no ranking são disputados nos leilões e os criadores conseguem transferir esta valorização para os demais animais de seu rebanho. “São avaliados quesitos como raça, precocidade, homogeneidade e score físico. Para cada item há uma pontuação e a soma serve como critério de classificação e os melhores são os que conseguem sobrepreços no leilão que acontece na sequência”.

Marco Túlio acredita que a pecuária mato-grossense tem muito a ganhar com a expansão deste projeto. “Trabalhamos para incluir tecnologia na pecuária de corte e assim agregar valor à produção e o Quality possui exatamente esta proposta está conseguindo resultados”.


Mato Grosso detém o maior rebanho de bovinos do país, quase 30 milhões de cabeças e em função de condições mercadológicas adversas, tem contabilizando um grande volume de fêmeas abatidas o que num futuro muito próximo, pode provocar escassez de cria e isso tornar o custo de produção ainda maior e até inviabilizar a atividade.

METODOLOGIA - O ranking será realizado em cidades mato-grossenses para estimular o investimento em qualidade genética e consequentemente fomentar a comercialização de bezerros de qualidade, valorizando o criador mato-grossense. (Com assessoria) 
O projeto foi criado na região sul de Mato Grosso e agora a Acrimat vai levá-lo para todo Estado em 2013
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.