CI

Valtra inicia testes com trator 100% movido a biodiesel

A Valtra vai disponibilizar dois tratores para integrar o trabalho em Mato Grosso


A Valtra vai disponibilizar dois tratores BH 180 para integrar o trabalho nas lavouras de cana da Usina Barralcool, em Barra do Bugres, a 180 km de Cuiabá (MT). O objetivo é testar a performance dos combustíveis B-50 (50% de biodiesel e 50% de diesel) e B-100 (100 biodiesel) durante dezoito meses (4 mil horas de trabalho). Um terceiro Valtra BH 180, abastecido com 100% de diesel, servirá de espelho do projeto.

O lançamento oficial está marcado para a próxima terça-feira (14-11) na usina que é considerada uma das mais tradicionais empresas canavieiras da região Centro-Oeste. Trata-se da primeira unidade de produção de biodiesel no mundo integrada a uma indústria sucroalcooleira e a produzir biodiesel etílico em processo contínuo. Participam da inauguração da nova unidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

A nova unidade, que exigiu investimento de R$ 27 milhões, pode produzir biodiesel a partir de qualquer oleaginosa. A Barralcool vai utilizar inicialmente soja e girassol, além de apostar em uma nova oleaginosa, o pinhão-manso. A cultura será produzida no Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, com abrangência de 14 municípios e participação da agricultura familiar. Mais de 1,2 mil famílias participam deste arranjo produtivo. Os agricultores familiares vão contar com assistência técnica e garantia de venda dos produtos para a empresa. A usina será a empresa âncora do projeto, podendo também receber outras matérias-primas uma vez que sua unidade é flexível.

A vantagem da integração é estabelecer um melhor aproveitamento dos insumos e subprodutos, otimização entre as duas unidades, como álcool, vapor, energia e água, reduzindo custos de produção e de administração. No campo, a produção de soja se integra à renovação dos canaviais, através da rotação de cultura da cana-de-açúcar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.