CI

Valtra revoluciona em Agricultura de Precisão

Empresa apresenta no Show Rural Sistema de Operações Integradas para o cultivo de grãos


Conceito elaborado exclusivamente pela área de ATS Valtra oferece solução completa para o plantio mecanizado evitando problemas comuns na produção

A Valtra, por meio de sua divisão de tecnologia ATS, avança em pesquisas e no desenvolvimento de equipamentos para agricultura de precisão. Durante o Show Rural Coopavel 2012 a empresa apresenta um conceito inovador que tem como objetivo otimizar o sistema de plantio de grãos, garantindo eficiência em todas as etapas do cultivo. O Sistema de Operações Integradas se resume na implantação de programas que permitem o planejamento das operações para concentrar a passagem de máquinas e implementos em determinada área, utilizando o mesmo rastro, integrando todas as operações na lavoura, eliminando assim a compactação nas demais áreas.

“O conceito de integração de operações surgiu da necessidade de minimizar a compactação no solo e pisoteio na cultura por meio do uso de tecnologias de direcionamento automático, melhorando também a eficiência das máquinas agrícolas e das condições da superfície pela diminuição da área compactada pela passagem de equipamentos”, explica Rafael Costa, gerente de marketing de produto ATS AGCO.

De acordo com pesquisas, em sistemas convencionais de plantio, a compactação do solo pode chegar a 86%, em plantio direto a 46%, já com a implantação do conceito de integração este percentual cai para 14%. O aumento da densidade do solo acarreta em perdas como má qualidade da semeadura, crescimento lento e distorcido de raízes e a redução de porosidade, aeração e infiltração de matéria orgânica e líquida no solo.

“Recuperar uma área prejudicada pela compactação pode levar até dois anos e isso tem um alto custo para o produtor. Com um planejamento prévio e a implantação de alguns recursos, como elaboração de projeto virtual das linhas de plantio, implantação de equipamentos de direcionamento automático abrangendo todas as operações (preparo, plantio, pulverização e colheita), uniformização das bitolas das máquinas, padronização da largura dos implementos, levará o produtor a maximizar o retorno sobre o investimento”, completa Costa.

Os produtores que visitarem o espaço de equipamentos para agricultura de precisão no estande da Valtra poderão conferir outras novidades em tecnologias para incrementar os processos nas lavouras. Destaque para o AGCOMMAND, novidade em sistema de telemetria que permite o gerenciamento das máquinas por meio da transferência de dados automaticamente da máquina para o escritório. Com o sistema é possível ter um monitoramento detalhado para estabelecer exatamente onde uma máquina está em um determinado momento, como está o desempenho e qual a eficiência operacional. “Para nós o importante não é disponibilizar apenas um produto, mas uma solução completa para o processo produtivo”, finaliza Rafael Costa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.