CI

Vaqueiros de São Sebastião do Maranhão recebem capacitação

A capacitação foi realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Maranhão

Dez profissionais da área de pecuária de São Sebastião do Maranhão buscaram qualificação para o correto manejo do gado durante o curso de Bovinocultura de Leite promovido pelo Senar Minas. A capacitação foi realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Maranhão.

O foco foi na habilitação para vaqueiro. Em uma carga horaria de 40 horas, o instrutor e médico veterinário Alberto Magno de Assis ministrou todo o conteúdo do curso, repassando técnicas relacionadas ao trato, manejo e condução de bovinos.

Além de ser uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre o manejo e trato do gado, a especialização é pré-requisito para, futuramente, esses vaqueiros trabalharem com inseminação artificial – cujo curso o Senar também oferece.

A capacitação levou aos participantes noções de como obter melhor proveito da produção, atentando a fatores como práticas sanitárias nas instalações e equipamentos utilizados; higiene e procedimento correto na aplicação de medicamentos; higiene na ordenha; e controle de parasitas como moscas e vermes, entre outros ensinamentos.

As aulas foram ministradas nas Fazendas Ribeirão das Pedreiras e Ribeirão, atendendo vaqueiros das comunidades rurais Córrego Sem Posse, São Domingos, Aldeia II, Estiva, Caipora, Ribeirão das Pedreiras e Mãe dos Homens.

Profissionalização

Em 16 de outubro de 2013 foi sancionada a Lei Federal 12.870, que regulamentou a profissão de vaqueiro. A lei define as atividades legais de responsabilidade do vaqueiro em prol dos direitos pelos cuidados e criação do gado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.