CI

Variação de temperatura e pouca chuva nesta semana

Última semana foi caracterizada por chuva forte na região central do Estado


A última semana foi caracterizada por chuva forte na região central do Estado, algo que não aparecia nas simulações da segunda-feira passada (dia 1º), mas que foi se tornando mais clara à medida que os dias passavam. Em Santa Maria, choveu 109 milímetros em 24 horas, entre a quinta (4) e sexta-feira (5), quebrando uma sequência de 15 dias sem chuva significativa na região. Além da região central, choveu mais que o normal para a semana na Planície Costeira Externa. Nas demais áreas produtoras, o acumulado não foi suficiente para alcançar a média histórica semanal.

A precipitação aumentou a umidade do solo na maior parte do Estado. Somente na Zona Sul a quantidade de água ainda está abaixo do ideal para o desenvolvimento agrícola não-irrigado. A precipitação esteve associada à passagem de um vórtice ciclônico de altos níveis que passou pela Cordilheira dos Andes e aprofundou um sistema de baixa pressão sobre a Região Sul. Este, por sua vez, organizou a umidade da Amazônia e causou chuva forte sobre a Região Central.

Além da chuva, a última semana foi caracterizada pela grande oscilação de temperatura. O início da semana foi quente, mas após a passagem do sistema de baixa pressão e de uma frente fria, a temperatura baixou, mas sem extremos.

Boa parte desta semana será com tempo seco e ensolarado no Rio Grande do Sul. Entre a quinta (11) e sexta-feira (12), a passagem de uma frente fria trará chuva pontual e com baixo acumulado. O calor aumentará gradativamente até a quarta-feira (10). Na segunda metade da semana, a entrada de uma massa de ar frio provocará declínio da temperatura, sem extremos. Na próxima semana, a chuva mais intensa e abrangente retornará com acumulado entre 30 mm e 50 mm para a maior parte do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.