CI

Variedade de banana maçã volta ao mercado

A variedade desapareceu das casas brasileiras por ser suscetível à "murcha de Fusarium"


Foto: Lea Cunha

A variedade de banana tipo Maçã BRS Princesa, desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) já está nos mercados de Campinas (SP). A variedade de porte médio a alto, produz frutos com características de tamanho, formato e gosto muito similares aos da tradicional banana Maçã, que praticamente desapareceu das casas brasileiras por ser suscetível à "murcha de Fusarium". A doença de solo causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc) acontece em  todas as regiões bananicultoras do mundo e, historicamente é uma das doenças mais destrutivas da cultura.

A BRS Princesa foi lançada em 2010 e além de combater a Murcha de Fusarium também tem resistência à "Sigatoka-negra", outra doença grave. Atinge boa produtividade em torno de 15 a 20 t/ha.“Essa é a nossa primeira cultivar de banana com a marca Embrapa no ponto de venda. Eu vejo como muito promissora essa ideia porque São Paulo é um mercado muito exigente, em especial a capital”,  destaca Edson Perito Amorim, líder do "Programa de Melhoramento da Banana e Plátano" da Embrapa.

Os frutos que chegaram recentemente às prateleiras paulistas são produzidos pela empresa TropSabor em Jacupiranga, no Vale do Ribeira (SP).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.