CI

Vasos de plantas não melhoram qualidade do ar interior

“Este tem sido um erro comum há algum tempo"


As plantas podem ajudar a consertar o espaço de uma casa ou escritório, mas as alegações sobre sua capacidade de melhorar a qualidade do ar são muito exageradas, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos. Um exame mais detalhado de décadas de pesquisa que sugere que os vasos de plantas podem melhorar o ar em residências e escritórios revela que a ventilação natural ultrapassa as plantas quando se trata de limpar o ar. 

“Este tem sido um erro comum há algum tempo. As plantas são grandes, mas não realmente limpam o ar interior rápido o suficiente para ter um efeito sobre a qualidade do ar no ambiente da sua casa ou escritório", disse Michael Waring, Ph.D. , professor associado de engenharia arquitetônica e ambiental da Escola de Engenharia Drexel. 

Waring e um de seus alunos de doutorado, Bryan Cummings, revisaram uma dúzia de estudos, cobrindo 30 anos de pesquisa, para desenhar suas descobertas recentemente publicadas no  Journal of Exposure Science and Environmental Epidemiology. A conclusão central é que as taxas de troca de ar natural ou ventilação em ambientes internos, como residências e escritórios, diluem as concentrações de compostos orgânicos voláteis, a poluição do ar que as plantas supostamente estão limpando, muito mais rapidamente do que as plantas podem extraí-las do ar. 

O experimento de alto perfil que parecia criar o mito das plantas de interior como purificadores de ar ocorreu em 1989, quando a Agência Espacial Norte-americana (NASA), procurando maneiras de limpar o ar nas estações espaciais, declarou que as plantas poderiam ser usadas para remover substâncias do ar, como produtos químicos que causam câncer. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.